Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Educação Fiscal

 

 

Como vimos na história " O Leãozinho e o Menino", ao receber os poderes mágicos que o senhor Ipê Amarelo lhe deu, Leãozinho ouviu o som de quatro letras mágicas: P N E F.

Quando Mateus levou seu novo amigo para passear pela cidade, Leãozinho viu um lindo prédio com aquelas letras mágicas. Mateus lhe contou, então, que este prédio é um lugar muito especial para a cidade. Se todos os humanos aprendessem a mágica que tem aqui, todo mundo viveria em harmonia.  

Por isso eles entraram no prédio do PNEF para conhecer sua mágica.

A mágica do PNEF é o poder de exercer sua cidadania.

Cada vez que exigimos nossos direitos e cumprimos com nossas obrigações, estamos com esse poder.

Tem gente que talvez não faça isso, porque ainda não recebeu seus poderes mágicos. Depois de recebê-los, as pessoas compreendem que uma comunidade precisa se manter unida e que todos podem e devem participar para que as coisas melhorem.

Tudo aquilo que as pessoas dividem em uma comunidade, como ruas, escolas, hospitais, iluminação, água e por aí vai, não cai do céu. É o nosso dinheiro que paga, pois até quando compramos coisas simples como uma bala ou telefonamos, estamos pagando impostos.

Mas as pessoas só podem fazer direitinho aquilo que conhecem. Para isso foi criado o Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF: para que as crianças, jovens ou adultos, possam saber como o que pagamos é utilizado, e entendam que sem impostos não há como o Governo fazer as coisas que queremos para a nossa comunidade.

Então Leãozinho descobriu que, estudantes e professores de todo o país , que já tinham conhecido a mágica, eram superpoderosos. Você acaba de conhecer a força do PNEF ficando tão poderoso quanto o Leãozinho e Mateus. Você poderá passar essa mágica para todos os seus amigos, mestres, enfim, para todo mundo.

Quem faz acontecer tudo isso? 

Somos nós, a sociedade, que fazemos acontecer, por meio do Estado.  

A Escola de Administração Fazendária - ESAF e o Ministério da Educação coordenam o programa, em parceria com: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretarias Estaduais de Fazenda e de Educação, Prefeituras, Secretaria do Tesouro Nacional e Controladoria Geral da União.
 

Sede da Escola de Administração Fazendária em Brasília – DF


O PNEF é o passaporte para a cidadania. Se você quiser saber mais, pergunte à D. Carmem, lá na Biblioteca, ou dê uma passadinha na Escola , pois Mateus, Leãozinho e sua turma têm muitas novidades para você!