Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Datas Especiais

Natal

O Natal é a festividade que comemora o nascimento de Jesus Cristo.
Segundo a Bíblia, o nascimento estava já previsto no Antigo
Testamento. A data convencionada para sua celebração foi o dia 25
de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

É um acontecimento religioso e socialmente muito importante para
as religiões cristãs. É encarado universalmente como o
dia consagrado à reunião da família, à paz, a fraternidade e
solidariedade entre os homens.

Nas línguas latinas, o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja,
referente ao nascimento de Jesus. Nas línguas anglo-saxônicas
o termo utilizado é hristmas, literalmente "Missa de Cristo".
Já na língua germânica, é Weihnachten e têm o significado
"Noite Bendita".

Aspectos Históricos

Símbolos e Tradições do Natal

Conheça a saudação "Feliz Natal" em várias línguas
 

Aspectos Históricos

No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". De acordo com almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento. No Século IV, as igrejas Ocidentais passaram a adotar o dia 25 de Dezembro, e o dia 6 de Janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.


Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.
 

Símbolos e Tradições do Natal

Árvore de Natal
Existem várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal.

Presépio
As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semi-litúrgicas, que aconteciam durante a Missa de Natal, serviram de inspiração para que se criasse o presépio. A tradição católica diz que o presépio surgiu em 1223, quando São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos. Nesse cenário, foi celebradada a Missa de Natal.

O sucesso dessa representação do Presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do Rei Carlos III, que a importou de Nápoles no Século XVIII. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do Século XIX, e na França, não o fez até inícios do Século XX. Em todas as religiões cristãs, é consensual que o Presépio é o único simbolo do Natal de Jesus verdadeiramente inspirado nos Evangelhos.

Decorações Natalinas
Uma outra tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e cidades com elementos que representam o Natal, como, por exemplo, as luzes de natal e guirlandas. Em alguns lugares, existe até uma competição para ver qual casa, ou estabelecimento, teve a decoração mais bonita, com direito a receber um prêmio.

Amigo secreto ou oculto
No Brasil, é muito comum a prática, entre amigos, funcionários de uma empresa, colegas de escola e na família, a brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste de cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa e presenteá-la no dia, ou na véspera, dizendo antes algumas dicas sobre quem será presenteado e fazendo brincadeiras.

Conheça a saudação "Feliz Natal" em várias línguas:

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal