Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Casa dos Poderes

De onde veio isso?

História dos Tributos

   
  
É incrível, mas desde que o mundo é mundo existe esse tal de tributo. Até mesmo quando os homens moravam em cavernas e tinham uma dificuldade danada para se vestir, comer  e tudo mais já faziam uma oferenda, um tributo aos deuses que queriam agradar.  

Quando o homem aprendeu um bocado de coisas, como fazer roupas, criar animais,  plantar e construir suas casas, resolveu ficar em um só lugar.  A terra passou a ter um valor e tanto e todo mundo queria ter seu pedaço.  

Os homens queriam cada vez mais terra. Era guerra para todo lado. Quem perdia, já sabia, tinha que dar a terra e presentes a quem ganhava. As coisas que davam, como ouro, peles etc, foram chamadas de tributo.  

Muitos e muitos anos se passaram, o mundo foi ficando mais cheio de gente. O homem também já tinha aprendido a escrever e inventado o dinheiro. Reis e imperadores queriam conquistar mais e mais terras e precisavam de um grande e poderoso exército. Para isso, começaram a cobrar  o pagamento de tributos de quem morava naqueles reinados e impérios. Foi então que o tributo deixou de ser presente e passou a ser obrigação.  

Os reis sempre exigiram muito dinheiro das pessoas de seu reinado e teve muita guerra também porque as pessoas não concordavam com isso. O principal motivo era que só o rei e seus amigos ficavam com o dinheiro e coisas boas.  

Ainda bem que hoje em dia é diferente. O dinheiro dos tributos é do povo, que escolhe pessoas para fazerem com ele as coisas que beneficiam a todo mundo, como hospitais, escolas, praças etc. Mas é bom sempre estar de olho se esses representantes estão fazendo tudo direitinho mesmo.