Ir para o conteúdo | Ir para a navegação

Leãozinho

Casa dos Poderes

Quem vai fazer?

Executivo

   
  
Nem sempre é muito fácil fazer uma série de coisas na nossa casa. Vez por outra é aquele livro que fica em cima da cama e não na estante, o jardim que esquecemos de regar e por aí vai.  

Já pensou então em tudo o que há para se fazer em uma comunidade? Tem rua para asfaltar, canos de esgoto para colocar, postos médicos para atender aos doentes, escola para todo mundo... Ufa, é coisa demais!

Imagine se todo mundo fizesse tudo ao mesmo tempo. Seria uma confusão danada! Pior ainda: quem cuidaria do dinheiro?  

Por causa disso, na medida em que as comunidades se organizam, certas pessoas são escolhidas para cuidar daquilo que serve a todos, como as ruas, praças, enfim, coisas públicas. Essas pessoas também são encarregadas de arrecadar o dinheiro necessário e gastá-lo nos serviços que a comunidade precisa.  

As pessoas que cuidam das coisas públicas são escolhidas por meio do voto e só podem fazer aquilo que a comunidade autoriza por meio de uma lei chamada de Orçamento Público, que diz direitinho quanto essa pessoa pode gastar em cada obra e também quanto pode gastar com funcionários como médicos, professores, lixeiros etc.  

Os prefeitos são os responsáveis em executar os serviços nos municípios. Os governadores, nos estados. O presidente da República, no país. Quem não fizer as coisas, obedecendo as leis, pode perder o cargo e até ser preso.  

Quanta responsabilidade, hein?! Por isso mesmo, para termos certeza que o melhor para a comunidade está sendo feito, devemos dar sugestões e acompanhar bem de perto o que cada um deles faz.